pt en

Workshops Pré-Congresso

Data: 22/10/2012
Horário: das 8h30 às 12h30

Mídias Sociais e Governança
O objetivo deste workshop é discutir o papel das mídias sociais dentro do contexto da governança corporativa, com ênfase em estratégia e risco. O evento fará uma exposição sobre a realidade das mídias sociais no contexto empresarial atual, discutirá seu papel dentro dos assuntos de interesse do Conselho de Administração e abordará as oportunidades provenientes do seu uso no relacionamento com os stakeholders. A apresentação de casos e debates com especialistas complementarão o programa.
Palestrante e Moderadora

Marta de
Campos Maia

Curriculum
Estratégia de Pessoas para o Conselho de Administração
O workshop discutirá como o conselho de administração deve direcionar a estratégia de pessoas para o maior desenvolvimento empresarial. Qual envolvimento o Conselho de Administração deve ter com temas relacionados a Recursos Humanos? Como esses temas devem ser tratados? A teoria de governança corporativa e seu relacionamento com a estratégia de pessoas será apresentada e debatida neste encontro a partir das visões e experiências de executivos e conselheiros.
Palestrante e Moderador

Josmar
Bignotto

Curriculum
Estruturação de Conselho de Administração em Empresas Familiares
A adequada estruturação do Conselho de Administração é uma das partes fundamentais na implantação da Governança Corporativa. Nas empresas de controle familiar, em virtude de suas particularidades e cultura, questões como a escolha dos conselheiros, a definição da agenda do Conselho e, principalmente, o papel e a participação da família nesse processo trazem desafios específicos que exigem, além de conhecimento técnico, determinadas habilidades. Este workshop, voltado para acionistas, herdeiros, conselheiros e executivos de empresas familiares, discutirá razões, benefícios e o detalhamento das etapas a serem consideradas, buscando a excelência no processo de implantação de um Conselho de Administração em empresas de controle familiar. O workshop proporcionará aos participantes conhecer a realidade de outras empresas e a oportunidade de debater seus dilemas com seus pares.
Palestrante e Moderador

Richard
Doern

Curriculum

Marta de Campos Maia

Conselheira da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância e Prof.ª da FGV-EAESP e do INSPER

Administradora de empresas e Doutora pela FGV-EASEP. É Professora da FGV-EAESP e do INSPER (ex-IBMEC São Paulo) dos cursos MBA Executivo e graduação, na área de Tecnologia de Informação. Palestrante, consultora de Empresas e de Instituições de Ensino, e conselheira da Associação Brasileira de Educação a Distância. Foi Coordenadora Geral dos cursos a distância da FGV-EAESP, e Coordenadora de cursos e disciplinas cursos de Extensão e de Pós-Graduação na área de Negócios da FGV-EAESP.

Josmar Bignotto

Coordenador do Comitê de Recursos Humanos do IBGC

Bacharel em Física com Especialização Nacional e Internacional em Administração Geral, Recursos Humanos, Vendas & Marketing e Estratégias Globais de Negócios. Foi Diretor de Recursos Humanos, Diretor Comercial e Presidente Executivo na Goodyear. Atua em Conselhos de Administração, Conselhos Consultivos e como Mentor. No IBGC é Coordenador da Comissão de RH e Instrutor no Curso para formação de Conselheiros.

Richard Doern

 

Engenheiro de produção e pós-graduado em marketing e controladoria. Acumula mais de 20 anos de experiência liderando processos de transformação empresarial para mais de 75 empresas, de diversos portes e segmentos de mercado, tanto no Brasil como no exterior. É especialista em recuperação de empresas (turnaround management), tendo sido um dos precursores no país a atuar como interim CEO durante as fases críticas dos processos de recuperação. Atualmente também é membro do Conselho de Administração de 3 Grupos Empresarias.

Platinum



Banco Oficial


Gold





Silver



Bronze


Apoio


Provedor Oficial de Internet



Apoio de Mídia