AGRADECIMENTOS|CRÉDITOS|VERSÃO PARA IMPRESSÃO|CONTATO

Comissões de Apoio à Gestão

1. Agenda temática
Seus membros são responsáveis pela definição da Agenda Temática, previamente aprovada pelo Conselho de Administração, e escolha dos palestrantes.

2. Capacitação
A missão da Comissão de Capacitação é "apoiar o Centro de Pesquisa e Conhecimento do IBGC na identificação, recomendação e avaliação de conteúdos, formatos e métodos educacionais que visam à disseminação e adoção da boa Governança pelas organizações". Dentro do Planejamento Acadêmico, a Comissão discutiu se os atuais cursos atendem às demandas de mercado de diversas categorias de agentes de Governança. Como um processo de integração dos associados ao Instituto, foram realizadas quatro palestras institucionais para novos integrantes, explicando o que é e o que faz o IBGC. A Comissão acompanhou a implementação da educação a distância no Instituto, assim como desenvolveu cursos temáticos, participando da criação ou idealização de cursos nas áreas de Saúde, cursos para Fundações e Institutos Empresariais e para Cooperativas. Criou um Banco de Casos para utilizar nos cursos e acompanhou também um curso para Conselheiros de Administração, procurando fornecer sugestões para seu aperfeiçoamento.

3. Certificação
Discutiram-se as seguintes ações: processo de exames de certificação sob demanda; o lançamento do hotsite da Comunidade de Certificados, demandando iniciativas de informação, formação e networking; eventos para a Comunidade; alteração na grade de certificação por experiência; chats com conselheiros certificados; convênio com escolas, universidades e entidades de classe para ampliar opções em Educação Continuada; desenvolvimento de nova certificação junto com Ibracon, destinada a membros de comitê de auditoria; e visitas aos associados patrocinadores do IBGC, a fim de oferecer a Certificação para seus Conselhos como exemplo de boas práticas de Governança Corporativa (leia mais aqui).

4. Comunicação
A Comissão de Comunicação em 2011 reuniuse dez vezes e teve sua coordenação alterada em outubro. Dentre as atividades conduzidas, cabem destacar: 1. Monitoramento da presença do IBGC na mídia, por meio do acompanhamento das três assessorias de Comunicação; 2. Elaboração do "Plano de Gerenciamento de Crise IBGC", aprovado pelo Conselho, que contou com visitas às empresas Embraer, Odebrecht e Natura para conhecimento de seus processos de elaboração do Plano de Gestão de Crise; 3. Deliberação para redefinir o Caderno "A Importância da Comunicação para a Governança Corporativa", após recebimento do retorno do Comitê Editorial IBGC. A Comissão passou também por campanha de atração de novos membros para desenvolvimento dos trabalhos conduzidos pelo grupo, com média de participação de nove integrantes.

5. Congresso
No ano de 2011, a Comissão do Congresso, formada por 15 membros, reuniu-se por conference call, durante todas as quintas-feiras de abril a outubro, para montar e discutir o formato do programa do Congresso, temas de interesse, palestrantes e panelistas a serem convidados e moderadores. Com o objetivo de evitar conflitos de interesses e manter seus membros alinhados e independentes, determinou-se que seus participantes somente poderiam ser indicados por não integrantes da Comissão e deveriam ter voto favorável de todos que a compõe, para que seu nome fosse submetido ao Conselho de Administração.

6. Fórum Acadêmico
Seus membros são responsáveis pela definição dos fóruns acadêmicos e escolha dos palestrantes. Em 2011, o grupo organizou quatro eventos somados a uma edição especial (leia-os aqui).

7. Gestor Fórum de Debates
Com o objetivo de definir os temas dos Fóruns de Debates e escolher os debatedores, propiciando a discussão de assuntos atuais, os membros da Comissão definiram a agenda de debates de 2011, proporcionando a realização de três fóruns: 1. O Relacionamento do Conselheiro com os Acionistas teve como debatedores Renato Chaves e Richard Blanchet, que abordaram a arte de conciliar responsabilidades e interesses dos agentes da Governança; 2. Mulheres no Conselho teve Deborah Wright e Guilherme Dale como palestrantes. O evento teve seu ponto alto na divulgação de pesquisas sobre o tema no Brasil e no Exterior e na discussão sobre a diversidade no conselho de administração; 3. Ética nos Negócios - Desafios e Melhores Práticas, com palestra de Lélio Lauretti e de Robert Srour. Foram abordados, entre outros temas, a elaboração de um Código de Conduta e os dilemas práticos que as empresas enfrentam na sua rotina de negócios (leia sobre cada um dos fóruns aqui).

8. Internacional
A Comissão Internacional é composta por associados que têm atuação internacional relevante e contribuem, com seu conhecimento e rede de contatos, para o Instituto e seus associados. No Exterior, a Comissão organizou em maio mais uma Jornada Técnica, desta vez para a Suécia e Finlândia, que contou com a presença de 46 associados. Membros da Comissão Internacional, sem ônus para o IBGC, ministraram dois cursos de mediação em Governança Corporativa na Colômbia, participaram da Mesa-Redonda Latino- Americana no Peru e de uma apresentação para o Instituto Português de Governança Corporativa em Lisboa. Em retrospecto, o ano de 2011 ficou marcado pelo crescente interesse de instituições internacionais pelo IBGC, em parte pela reconhecida contribuição do Instituto para a melhoria das práticas de Governança Corporativa no Brasil, mas também pela perda de credibilidade de modelos de Governança de alguns países, tidos tradicionalmente como referência global. Ao longo de 2011, a Comissão apoiou também a equipe do IBGC na realização de diversos eventos no Brasil, em parceria com instituições internacionais, como o Director's College da Stanford University, e na visita de uma delegação do Banco Mundial para a realização de pesquisa em Governança Corporativa.

9. Gestora do Prêmio de Governança
Diferente da maioria das comissões esta é constituída anualmente com o fim específico de conduzir a edição corrente do Prêmio de Governança. Entre suas principais responsabilidades estão gerir a coleta de dados, calcular os resultados, entrevistar as finalistas e apurar as vencedoras.

10. Julgadora do Prêmio Academia
Como nos anos anteriores, esta Comissão, que é constituída anualmente com prazo de duração definido, foi composta por especialistas em Governança mesclando visões práticas e acadêmicas, tendo sido responsável pela avaliação dos artigos inscritos no prêmio e definição dos premiados.

11. Julgadora do Prêmio Imprensa
Nos mesmos moldes da Comissão do Prêmio Academia, o grupo é definido a cada ano. Neste exercício, o Prêmio IBGC Itaú - categoria Imprensa materializou uma vez mais seu objetivo de incentivar os profissionais de imprensa a publicarem reportagens resultantes de pesquisas e análises sobre a Governança Corporativa. Foram 70 artigos inscritos, representando crescimento de 11% em relação ao ano passado, de 38 profissionais de 14 veículos especializados. Os artigos foram avaliados pelos cinco membros especialmente selecionados para a formação da banca examinadora e as matérias vencedoras, anunciadas durante o jantar do 12º Congresso Internacional do IBGC (leia mais aqui).