AGRADECIMENTOS|CRÉDITOS|VERSÃO PARA IMPRESSÃO|CONTATO

Comissões Temáticas

1. Estratégia
"Discutir, gerar e disseminar conhecimento sobre o papel do conselho de administração em relação à estratégia dos negócios". Definido e alinhado entre os participantes o propósito do grupo, a Comissão, cujas atividades se iniciaram em outubro de 2010, teve os seguintes principais trabalhos desenvolvidos em 2011: 1. Análise sobre todos os temas relacionados à estratégia existentes nas publicações do IBGC; 2. Definição dos temas a serem abordados pela Comissão; 3. Planejamento dos produtos que a Comissão pretende produzir; 4. Estruturação dos subgrupos de trabalho e distribuição dos temas a serem aprofundados durante 2012; 5. Apresentações realizadas por membros dos Conselhos de Administração da Gol e da Odebrecht sobre atuações em relação à estratégia de seus negócios.

2. Estudos de Sustentabilidade para as Empresas (Cese)
Estabelecida em fevereiro de 2007, a Comissão tem como objetivo discutir a temática da sustentabilidade do ponto de vista da Governança Corporativa vinculadamente à estratégia das organizações. Em 2011, deu início ao estudo para entender como a sustentabilidade está sendo tratada nos conselhos de administração das empresas listadas brasileiras, definindo a metodologia e tendo sido realizadas cinco entrevistas, com finalização prevista para 2012. Aprofundou a atuação conjunta com a Comissão de Recursos Humanos do IBGC no sentido de discutir a inserção do tema sustentabilidade na pauta estratégica de pessoas das organizações. A Comissão realizou ainda enquete junto à base de associados referente à adoção do "Guia de Sustentabilidade para as Empresas" (lançado em 2007) e concluiu a tradução para o inglês do documento "A Prática da Sustentabilidade" (lançado em 2009), que está em fase de captação de patrocínio. Apoiou o IBGC na elaboração da sugestão adotada pelo governo brasileiro para a Conferência Rio +20 e em posicionamento favorável à iniciativa da BM&F Bovespa de recomendar às empresas listadas o modelo "Relate ou Explique" para relatórios de sustentabilidade. Participou também de discussões e apoiou o posicionamento do IBGC na revisão dos Indicadores Ethos e na revisão das Diretrizes para Relatórios de Sustentabilidade da Global Reporting Initiative - GRI (G4) (leia mais aqui).

3. Finanças, Contabilidade e Mercado de Capitais
Ao longo de 2011, os integrantes do grupo reuniramse por três vezes, optando a Comissão por manter João Verner Juenemann como coordenador do grupo. Durante o ano, a comissão debateu assuntos relacionados ao seu escopo de atuação, como o White Paper da Comissão Europeia sobre o rodízio das auditorias independentes, recomendação também reforçada pelo release 006 do PCAOB (Public Company Accounting Oversight Board) dos EUA. Além disto, foi dado o pontapé inicial para a revisão dos cadernos já elaborados pela Comissão, para que fiquem atualizados após a discussão sobre as diferenças entre o Conselho Fiscal (Caderno 1) e Comitê de Auditoria (Caderno 7). Já foram contatados membros dos dois órgãos para melhor entendimento de suas atuações. A comissão também apoiou o IBGC nas audiências públicas da Instrução Normativa 509 da CVM e do documento intitulado "Instruções Preparativas do Formulário de Referência" do Codim (leia mais aqui).

4. Gerenciamento de Riscos Corporativos
Num total de 11 reuniões mensais, a Comissão discutiu e debateu cinco temas escolhidos no início do ano: 1. Ética e Pessoas; 2. Riscos de Reputação e Imagem; 3. Estrutura de Riscos Corporativos; 4. Riscos Operacionais; 5. Riscos com Operações de Derivativos. A escolha dos temas trouxe uma dinâmica importante ao grupo, cuja participação variava nas reuniões de 12 a 15 pessoas. Para alguns temas, foram trazidos convidados externos, que a partir de suas experiências, compartilharam opiniões proporcionando debates e direcionamentos para preparação de documentos conclusivos acerca de cada assunto. Há o compromisso da Comissão para transformação desse material para acesso público, devendo primeiramente ser submetido aos devidos fóruns de aprovações e ajustes editoriais. Devido à complexidade e relevância existente no tema Operações de Derivativos, a Comissão resolveu desenvolver ao longo de 2012, entre outros debates e documentos, uma cartilha orientada para uso de conselheiros.

5. Jurídica
A Comissão Jurídica concentrou sua atuação na elaboração do "Guia do Administrador", o que demandou a realização de duas reuniões plenárias, para as quais foram convidados todos os integrantes da Comissão, em que o texto foi amplamente discutido. Além disso, a Subcomissão, que se formou para a análise das sugestões e redação, reuniu-se diversas vezes. Chegou-se a um texto tido no âmbito da Comissão como final e que foi submetido ao Comitê Editorial e ao Conselho de Administração, daí resultando novas observações, todas devidamente examinadas e em parte acolhidas. Esta última versão foi encaminhada para audiência pública, cujo prazo se encerrou no dia 20 de dezembro, tendo sido apresentadas três contribuições, a serem analisadas até fins de janeiro, com o que será possível fazer o lançamento do trabalho ainda no primeiro trimestre de 2012. Por outro lado, a Comissão Jurídica foi chamada a colaborar no pronunciamento do IBGC acerca da Audiência Pública CVM nº 10/11, versando sobre o rodízio de firmas de auditoria, tendo apresentado seus comentários a respeito (leia mais aqui).

6. Recursos Humanos
Em 2011, a Comissão dedicou-se à revisão final do "Guia de Orientação para o Planejamento de Sucessão, Avaliação e Remuneração de Conselho de Administração e Diretor-Presidente", culminando com o seu lançamento em 2 de dezembro com a presença de Ram Charan. Os membros da Comissão dedicaramse também às discussões e aprofundamento de novos temas, como: Liderança de Conselhos e Conselheiros, Comitê de RH dos Conselhos, Estudos de Casos e Pessoas & Sustentabilidade – este com a Comissão de Sustentabilidade (Cese). Trouxeram também vários palestrantes que enriqueceram as discussões. Neste ano, concluíram sua missão e visão.

7. Secretaria de Governança
Neste ano de 2011, a Comissão de Secretaria de Governança realizou as seguintes atividades: 1. Ouviu relatos das experiências de profissionais que atuam ou atuaram na função de secretário(a) de conselhos; 2. Formou subgrupos para leitura e revisão dos cadernos publicados pelo IBGC, para subsídio à futura elaboração de um caderno de Governança sobre Secretaria de Governança; 3. Realizou pesquisa junto aos associados Pessoa Jurídica do Instituto, com o objetivo de identificar o perfil de profissionais que atuam em função relativa à secretaria; 4. Os membros da Comissão trocaram informações, tais como experiências, temas controversos e dificuldades enfrentadas na função.