pt en

Programa - 23 de outubro

07h15 | 08h15 Café da Manhã – Palestra: Governança Corporativa e o Mercado de Capitais
08h15 | 08h30 Credenciamento
08h30 | 08h40 Resumo do dia anterior
08h40 | 09h40

5ª Sessão - Deveres fiduciários e responsabilidade dos administradores

Segundo a Lei das Sociedades Anônimas, os administradores têm responsabilidade a cumprir para com a Companhia e seus stakeholders. Diversos casos de responsabilização por dívida e aplicações de multas da CVM trazem à tona o papel dos administradores. Têm chamado atenção a aplicação do Parecer de Orientação nº 35 da CVM. Nesta sessão, ainda, serão discutidos casos concretos recentes de responsabilização e debatida também a função e os limites do seguro D&O.

Local: Auditório Ernst & Young Terco (Auditório principal)

Moderador: Marcelo Trindade - Sócio de Trindade Sociedade de Advogados

Convidados: Otávio Yazbek - Diretor da CVM – Comissão de Valores Mobiliários e Cassio Casseb Lima

09h40 | 09h55

Mensagem IBGC
Heloisa Bedicks – Superintendente geral do IBGC

09h55 | 10h00

Entrega do Prêmio IBGC-Itaú Academia e Imprensa ao terceiro colocado

10h00 | 11h00

6ª Sessão – Comitês de assessoramento

Com a missão de aprofundar estudos para decisão do conselho de administração, os comitês podem acabar por assumir posição executiva ou alijar os demais conselheiros de posicionar-se sobre assuntos que cabem a todos os membros. Qual a realidade brasileira com relação a comitês? Quais os comitês mais frequentes? São formados apenas por membros do conselho? Liderados por independentes? Incluem executivos? Incluem consultores externos? Seus membros são remunerados adicionalmente à atividade de conselheiro? Este painel também incluirá o debate sobre o comitê de auditoria estatutário e o papel do conselho fiscal.

Local: Auditório Ernst & Young Terco (Auditório principal)

Moderador: João Verner Juenemann - Coordenador do Comitê de Auditoria da Tupy S/A 

Convidados: Dóris Wilhelm - Diretora de Relações com Investidores da Forjas Taurus S/A, Tereza Grossi - Membro do Comitê de Auditoria da BM&FBOVESPA e Francisco da Costa e Silva - Sócio de Bocater, Camargo, Costa e Silva advogados

11h00 | 11h30

Networking Break

11h30 | 11h35

Entrega do Prêmio IBGC-Itaú Academia e Imprensa ao segundo colocado

11h35 | 12h35

7ª Sessão – SESSÕES SIMULTÂNEAS

Nas sessões simultâneas serão abordados em diversas formas de propriedade os diversos papéis do conselho de administração, e como sua missão é determinada pela forma de constituição das organizações. O comprometimento do trabalho voluntário e a responsabilização legal do conselheiro complementarão o debate.

Sessão A - Cooperativas

Como tratar a separação entre conselho e gestão, propriedade e gestão executiva (conflito de agência) nas cooperativas e quais mecanismos podem substituir a figura do conselheiro independente, já que a legislação das cooperativas impede a existência de conselheiros não cooperados. Como lidar com as situações de conflito de interesses existentes na figura do conselheiro-cooperado.

Local: Auditório Ernst & Young Terco (Auditório principal)

Moderador: Joaquim Rubens Fontes Filho - Professor da FGV/Escola Bras. de Adm. Pública e de Empresas (FGV/EBAPE-RJ)

Convidados: Ademar Schardong - Presidente Executivo do Sicredi e Eudes de Freitas Aquino - Presidente Unimed do Brasil e Marcio Lopez de Freitas - Presidente da OCB (a confirmar)

 

Sessão B - Conselhos de clubes de futebol

Como atrair conselheiros cientes de seu dever fiduciário às associações como times de futebol. Separação entre gestão e conselho e a atuação do conselheiro no interesse do clube.

Local: Auditório Ernst & Young Terco (Auditório 1)

Moderador: Carlos Biedermann - Sócio da PwC e Conselheiro do Grêmio

Convidados: Elena Landau - Sócia do escritório Sergio Bermudes Advogados, Aod Cunha – Ex CEO do Internacional e Nélio Weiss - Conselho do Botafogo Futebol e Regatas).

 

Sessão C – Conselhos de entidades sem fins lucrativos

Como atrair conselheiros cientes de seu dever fiduciário às entidades sem fins lucrativos. Melhoria da gestão nas entidades e o papel do Conselho no processo. Fontes de financiamento e conflito de interesses.

Local: Auditório Ernst & Young Terco (Auditório 2)

Moderador: Luiz de Luca - Superintendente Corporativo do Hospital Samaritano

Convidados: Claudio Luiz Lottenberg - Presidente do Hospital Israelita Albert Einstein e Manoel Cordeiro - Sócio da BR Investimentos

12h35 | 13h50 Almoço
13h50 | 14h50

8ª Sessão – Papel estratégico do conselho de administração

O conselho de administração tem a missão de definir os rumos estratégicos da companhia. Os conselhos no Brasil estão cumprindo de fato este papel? Este painel discutirá como balancear a atuação entre estratégia e monitoramento e como o conselheiro deve impor seu papel perante o acionista controlador. Adicionalmente, serão abordadas eventuais dificuldades de atuação de ex-primeiros executivos ao assumir cargos em conselhos de administração.

Local: Auditório Ernst & Young Terco (Auditório principal)

Moderador: José Luiz Bichuetti - CEO da Associação Congregação de Santa Catarina

Convidados: Patrick de Larragoiti Lucas - Presidente do Conselho de Administração da Sul América Seguros, Flávia Almeida - Sócia Sênior da Monitor Group e Cláudio Galeazzi - Sócio e conselheiro do Banco BTG Pactual

14h50 | 15h20 Networking Break
15h20 | 15h30

Entrega do Prêmio IBGC-Itaú Academia e Imprensa ao primeiro colocado

15h30 | 16h30

9ª Sessão – Avaliação e Remuneração de Conselheiros

Uma das principais ferramentas à disposição dos acionistas para avaliar o desempenho do conselheiro, individualmente, e do conselho, como um colegiado, é a avaliação anual. Esta ferramenta deve servir de base para a recondução ao cargo, decisão de formação do time e pode estar atrelada à remuneração. As formas de remuneração dos conselheiros serão debatidas neste painel, inclusive em comparação ao praticado para a diretoria. A remuneração deve ser atrelada ao desempenho do conselheiro? Como criar incentivos para a visão de longo prazo? Como criar satisfação, comprometimento, reconhecimento e motivações aos conselheiros de administração sem eliminar o incentivo ao monitoramento? O painel também abordará a divulgação da remuneração e a visão da CVM.

Local: Auditório Ernst & Young Terco (Auditório principal)

Moderador: Josmar Bignotto - Coordenador do Comitê de Recursos Humanos do IBGC

Convidados: Ana Paula Chagas - Sócia da Heidrick Struggles e Representante da Women Corporate Director Brasil, Alexandre G. Silva Presidente do Conselho da Embraer e Murilo Cesar Lemos dos Santos Passos - Presidente do Conselho de Administração da CPFL Energia

16h30 | 17h30

10ª Sessão - Encerramento

Local: Auditório Ernst & Young Terco (Auditório principal)

Moderadora: Sandra Guerra - Presidente do Conselho de Administração do IBGC

Expositor: Robert A.G. Monks – Especialista em Governança Corporativa

 

Platinum



Banco Oficial


Gold





Silver



Bronze


Apoio


Provedor Oficial de Internet



Apoio de Mídia