Conselho, Diretoria, Comitês e Comissões
Conselho de Administração
O Conselho do Instituto atua em linha com o recomendado pelo Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC: "O Conselho de Administração, órgão colegiado encarregado do processo de decisão de uma organização em relação ao seu direcionamento estratégico, é o principal componente do sistema de Governança. Seu papel é ser o elo entre a propriedade e a gestão para orientar e supervisionar a relação desta última com as demais partes interessadas." O Conselho do IBGC zela ainda pelos valores e propósitos do Instituto, além de prevenir e administrar situações de conflitos de interesses e divergências de opiniões e prestar conta aos associados.
Diretoria
Tem a atribuição de gerenciar as atividades sociais, de negócios e de operações do Instituto, zelando pela observância da lei, do Estatuto do IBGC e pelo cumprimento das decisões tomadas na Assembleia Geral, nas reuniões do Conselho de Administração e em suas próprias reuniões. A Diretoria atualmente é formada por três associados ao IBGC, eleitos pelo Conselho e por mesmo período de mandato - dois anos.
Comitês
1. Admissão
Composto exclusivamente por conselheiros de administração do IBGC, o Comitê de Admissão tem o objetivo de avaliar as solicitações de ingresso de novos associados, assim como os pedidos de desligamento. No período de um ano, foram submetidas para admissão 378 fichas de associação Pessoa Física e 36 de Pessoa Jurídica.
2. Auditoria
No ano de 2011 o Comitê teve foco no acompanhamento das atividades de implantação do sistema ERP, validando os processos internos do sistema e garantindo a aplicação das melhores práticas nos ambientes administrativos, financeiros e contábeis. Acompanhou a mudança do serviço terceirizado de contabilidade, monitorando o trabalho dos auditores na migração dos saldos contábeis para a nova empresa contratada. Além desse acompanhamento das mudanças ocorridas no Instituto, esteve sempre atento em monitorar, apoiar e validar as decisões da gestão nos aspectos tributários e contábeis.
3. Editorial
Neste ano, os membros do Comitê reuniram-se por seis vezes para, entre outras ações, manifestar-se sobre documentos elaborados pelas comissões de Recursos Humanos, Comunicação, Empresas de Capital Fechado, Empresas Estatais, Governança Pública e Jurídica. Com os integrantes das três primeiras Comissões mais as de Secretaria de Governança e Estratégia foram promovidas, ao longo do ano, reuniões para dar retorno e alinhar conteúdos e procedimentos. O Comitê foi também responsável pela elaboração de seu regulamento interno, que inclui Orientações Gerais para elaboração de documentos do IBGC e Estrutura para Projetos de Documentos, além de sugerir procedimentos para as Cartas Diretrizes, durante consulta pública restrita, e documentos em inglês, relativos aos critérios para patrocínio e qualidade de tradução. O Plano de Gerenciamento de Crises, elaborado pela Comissão de Comunicação, e o Guia de Melhores Práticas para o Setor de Intermediação Financeira (Ancor e outras entidades) foram outros documentos que receberam análise e crivo do Comitê Editorial, cujas atividades se iniciaram no ano passado.
4. Pessoas
Conforme definido no Código do IBGC, "é atribuição deste comitê discutir assuntos relativos à sucessão, remuneração e desenvolvimento de pessoas. Cabe a ele também examinar a fundo os critérios para contratação e demissão de executivos e avaliar as políticas existentes e os pacotes de remuneração." Neste ano, o Comitê atuou na mudança da estrutura funcional do IBGC, com a criação de duas novas superintendências em linha com a solicitação do Conselho de Administração e na discussão e planejamento sucessório do principal executivo do Instituto.
Comissões
As comissões são grupos de trabalho formados por associados e podem ser divididas em três formas de atuação: Temáticas, Setoriais, Especiais e de Apoio à Gestão (quadro abaixo). Os coordenadores das comissões contribuíram com o relato de suas atividades para esta seção.

|